Que honra poder contar com a presença de Adilson Souza, PhD em nosso Congresso Gente e Gestão, tive o privilégio em conhecê-lo pessoalmente ano passado em Curitiba/Pr, quem diria que estaríamos neste cenário de isolamento e tudo que esta acontecendo. Li sua obra, excelente “Liderança e Espiritualidade”, uma jornada sobre respeito, pertencimento e valores. Excelente! Gratidão por estar conosco mais uma vez compartilhando toda esta sabedoria. 🙂

Adilson Lima CEO e Fundador do GRHI RH | Gestão do Saber | Especialista em Remuneração

Acredito que todos que fazem parte do mundo corporativo devem conhecer esta obra; aqueles que já estão em posições de liderança e buscam aperfeiçoamento certamente questionarão seus conceitos atuais e serão capazes de promover melhorias em seu estilo de liderança impactando positivamente seus times; aos que aspiram ocupar uma posição de liderança, encontrarão conceitos fundamentais de uma forma bastante inovadora e poderão exercer seus futuros desafios muito mais preparados e diferenciados da concorrência; e aos que são liderados, este livro traz questionamentos sobre como gerir a própria carreira, inquietudes sobre como deixamos muitas vezes que outros definam o destino de nossa vida profissional e como arcamos com as consequências por isso; do que nos orgulhamos e do que não nos orgulhamos em nossa trajetória e como podemos mudar isso e melhorarmos.

Adriana Pavan Gerente de RH em empresa multinacional americana de cosméticos

Livro com uma visão diferente, útil e inspiradora sobre liderança. Simples de ler, recomendo.

Amilcar Tupiassu Coach

Gente e Gestão!!!! Completamente sua praia, meu amigo e Coach extraordinário. Que mais pessoas possam usufruir da transformação de vida que você causa na gente! Sucesso, meu amigo. Humanidade e profissionalização numa só pessoa♥️

Ana Lúcia Povreslo Empresária e Professora Farmácia Magistral

Este livro é fantástico porque eu acredito muito que A essência de um grande líder começa na sua infância, na historia que ele construiu.


Hoje, por mais que um profissional tenha uma formação acadêmica em Instituições renomadas, de nada adianta se ele não tiver o fator humano. O mundo corporativo é um ambiente denso e os lideres que realmente se sobressaem são os mais habilidosos e espirituosos. Hoje morando nos EUA e depois de ter trabalhado com multiculturas eu percebo isto nítido.


Liderar nos tempos atuais te exige abrir espaço para o outro brilhar e dentro de um ambiente competitivo sinto isto pouco acontecer.
Me fez refletir que criar um ambiente de confiança com pessoas que você não conhece, te exige muito auto conhecimento em uma grande maturidade para aprender com os seus liderados e hoje percebo nas grandes organizações que isto eh pouco levado em consideração.


Um dia fui a uma entrevista e o dono da vaga, a pessoa que eu iria me reportar fez a primeira pergunta da entrevista: me conte a sua historia pessoal e profissional desse quando você tinha 5 anos! Automaticamente ele ganhou minha admiração e confiança porque bateram com os meus valores. Sinto falta disto nos dias de hoje.


O mundo esta mudando por isto, aproveitei muito esta leitura para me atualizar e fiquei feliz em saber que existem autores que se preocupam em abordar este tópico dentro das Corporações.

Andreza Pauleti Executiva de Marketing responsável por America Latina na Industria Farmacêutica

Os temas do livro e do congresso são bem oportunos no momento que atravessamos essa pandemia. Parabéns!

Antonio C. Conejero Profissional de Seguros

Ter sido aluno do Adilson no MBA em Gestão Empresarial da FGV foi uma honra. Excelente professor, mentor impecável e conselheiro de alta qualidade. As conversas e consultas com o mestre e doutor Adilson sempre são orientadoras de um melhor caminho a ser traçado. Além disso, o livro Liderança e Espiritualidade é de leitura obrigatória.

Arilo Barroso Alcantara Filho Sócio Fundador no Barroso Alcantara Advocacia

Excelente profissional! Grandes aprendizados na disciplina de liderança de equipes com prof Adilson na ESPM!

Camila Lins de Carvalho Bacci Brand Manager - Sundown® at Johnson & Johnson

Sete anos atrás aprendi alguns dos valores mais preciosos para minha carreira. Sou editora-executiva do Jornal da Band e comando uma equipe grande, mas até então nunca havia me preparado para isso. Decidi voltar para a sala de aula e encarar uma pós-graduação com foco em gerência e gestão de pessoas. Foi então que tive a sorte de conhecer um especialista nessa área, que despertou em mim o desejo de ser uma líder completa, que estimula sua equipe e cresce com ela. Logo de cara, Adilson me desafiou: deveria pensar nos meus liderados e colocar no papel adjetivos que eles me dariam – qualidades e defeitos. Saí daquela aula arrasada. Pensando na relação conturbada que mantínhamos, só consegui listar pontos negativos. Me descobri uma líder tirana e percebi que precisava mudar. Foi um processo valioso de autoconhecimento. Tomando minha trajetória como exemplo, passei a enxergar como as pessoas chegam a cargos de chefia sem preparo. Eu tinha competência e reconhecimento profissional, mas não sabia liderar aquelas pessoas. Gritava com elas, me desequilibrava e desestabilizava o grupo. A redação já é um ambiente naturalmente estressante. Tudo o que não precisamos é de pessoas que a tornem ainda mais hostil. A leitura de “Liderança e Espiritualidade” me fez reviver todo esse processo. E o melhor disso tudo: ao olhar para trás e refazer aquela lista que me causou tanta dor no passado, vieram o alívio e a recompensa. Hoje, tenho certeza que minha equipe enxerga em mim uma aliada. Somos um time e confiamos uns nos outros. As experiências que o Adilson relata neste livro nos alertam sobre a importância da questão humana e da espiritualidade no ambiente corporativo. Que sentido damos para a vida dos que trabalham conosco? Qual o sentido de nós estarmos ali? Ter essa clareza é fundamental para cumprirmos nossas missões, no meu caso a de exibir o melhor jornal no fim do dia, todos os dias.

Camila Moutinho Editora Executiva do Jornal da BAND

Adilson é um profissional que se percebe com toda clareza, o quão coloca amor, dedicação, entusiasmo a tudo o que se propõe a fazer. Seu livro ”Liderança Espiritualizada” nos mostra o quanto os valores em uma organização corporativa são uma necessidade para negócios, colaboradores mais promissores, satisfeitos e realizados. Quem ainda não leu, precisa ler, leitura gostosa e profundamente reflexiva. Adilson , só desejar mais e mais sucesso a vc! Beijo no coração.

Carla Teles Atriz, Formada em Marketing

Li o livro e fiquei mais fã ainda do autor, pela trajetória de vida e ensinamentos. É bom quando um livro te faz rever algumas atitudes e sentimentos, mudando seu modo de pensar e olhar para o outro no mundo corporativo e pessoal de maneira empática! Obrigado Adilson Souza.

Carlos Rocha Gestor Comercial Especialista em Gestão Estratégica de Vendas

É com MUITA Alegria que aceito o convite para o Webinar do Professor Adilson. Conheço seu trabalho e sua postura profissional, há mais de 20 anos e sempre pautado no respeito pelas diferenças, na ética, no senso de responsabilidade social. Observo que seu crescimento pessoal, profissional e espiritual vem num crescente. Penso que todos poderemos nos beneficiar de seu talento enquanto SER.

Carmelina Moreira Psicóloga

Muito bom, parabéns!

Celso da Silva Pimenta Supervisor de Logistica na empresa JBS Swift - Mercado da Carne

Professor exemplar e amigo de longa data, se revelando como exímio escritor! Recomendo à todos profissionais com anseios de crescimento, tanto profissional, como, acima de tudo, espiritual.

Daniel J. Machado Doutor

No final da semana passada tive a honra de ser aluna de uma turma de MBA de Governança e Compliance que o mestre Adilson ministrou. Aprendi sobre Liderança Espiritualizada e confesso que fiquei encantada e mudou meu Mindset e minhas crenças rsrs. Aprendi que não trata-se de religião, trata-se de aprendermos a Humanizar as relações profissionais. Livro adquirido, ansiosa pela chegada.

Darlene Cruz Qualidade, Meio Ambiente, Riscos e Controles Internos, Governança, Auditora Lead ISO9001, 37001 e 19600 Antissuborno e Compliance, Lean Green e Black Belt

Parabéns Adilson! Um excelente profissional, grande gerador de conteúdo! Sucesso sempre!

Diogo Linhares

Ótima escolha para o Webinar. O professor Adilson nos ensina os valores essenciais da espiritualidade para a sustentação das relações em todos os sentidos e, principalmente da liderança com relação à sua equipe. Nos mostra o valor da humanização que se dá pela prática da confiança, respeito, justiça, pertencimento e significado para a vida. O líder deve seguir um processo humano e social, envolvendo o emocional, sentimento e razão.

Eloisa Pio de Santana Coordenação do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás - FAPEG

Grande oportunidade com um gingante profissional! Além de um tema totalmente atual e que fará muita diferença nesse momento de transformações

Erick Minoru Nisiyama Diretor de arte na BTA Creative

Prof Adilson uma pessoa com uma sabedoria incrível. Palavras da mãe do meu cunhado que teve a honra de ganhar seu livro.

“Estou lendo o livro do prof. Adilson e estou adorando! Ele escreve de uma maneira muito agradável. Diga para a Kasia.”

Esron Weber Alvarenga do Amaral Supply Chain Planner at Wella Company

… é possível perceber claramente as características de um líder espiritual. Saí com a percepção de que esta liderança tem como característica, sobretudo, o companheirismo entre líder e liderado.


Trata-se de uma evolução da liderança servidora, posteriormente pelo exemplo, depois exemplar e agora a espiritual. São complementares.
Talvez fique o limitador que esta liderança apenas possa ser praticada em sua plenitude em uma Organização com gestão holística ou, em menor intensidade, participativa.


Em ambientes extremamente competitivos talvez a liderança espiritual não consiga tanto sucesso. De qualquer forma, acabo a leitura sabendo da importância de se preocupar com meu time, de trata-los como humanos (sujeitos, pois, à emoção, acertos e erros).


E, talvez o mais importante, é um livro que nos faz pensar…

Fabiano de Granville Ponce Founder, CEO Hospital Veterinário Pompeia & Pompeia Group

Adilson! Perdi o congresso mas quero deixar aqui registrado o reconhecimento pelo seu trabalho e em especial pelo seu livro. Você é uma pessoa incrível, com um coração gigante e todos aqueles que tiverem chance de aprender contigo com certeza sairão fortalecidos em seus propósitos e sua conexão com a espiritualidade. Um grande abraço querido.

Fernanda Mendonça Consultora em Desenvolvimento Humano/ Especialista em diversidade, equidade e Inclusão

Ótimo profissional… Seu livro é de extrema importância para a concretização das relações de trabalho!

Fernanda Santos de Oliveira Assistente administrativo na Centro de Medicina e Diagnóstico Empresarial Santo Antônio

O grande trabalho do Adilson é fantástico. Teve uma mega importância e construção na nossa empresa familiar que foi bem legal, mudanças de atitudes, paradigmas e relacionamentos.. Sempre foi um cara fantástico!!! Grande Adilson Souza!! Saudações e felicitações!! Sucesso hoje e sempre!!! Obrigado por tudo!!!

Fernando Damasco Diretor na It'sSeg - Seguros Inteligentes

Excelente profissional prof. Adilson, aprendi muito no curso na Harvard business.. Creio que esse será mais um grande aprendizado também. Parabéns pela iniciativa 🎯👏🏼

Flávio Batista Co-founder na More Desenvolvimento Social Empreendedor de impacto

O livro do professor Adilson é muito bom. Trata com simplicidade e profundidade o tema da liderança desde suas experiências de vida e os conceitos que ele tanto estudou. Desejo que continue iluminando nosso caminho. Com carinho da amiga Fran.

Franciele Ropelato Market HR Business Partner na Merck Life Science & Performance Materials Brasil

Grande obra, grande desafio aos Líderes e gestores. Um livro que tenho em minha cabeceira. Parabéns prof.

Geraldo Falcão Doctor researcher|MSc Accounting|Governança|Gestão de Riscos|Compliance|Compliance|FGV|PUC |FCU|EAD|Presencial

Parabéns Adilson! É prazeroso e enriquecedor ver você sempre compartilhando seus ensinamentos/conhecimentos e sempre nos ajudando a melhorar, evoluir.

Gustavo Melo Operador de Atendimento Junior | SulAmérica

Adilson é um grande profissional , com muita capacidade de comunicação e de compartilhar conhecimento. Seu livro é fantástico e uma grande fonte de inspiração para líderes e gestores, especialmente em temas como valores e respeito . Fico muito feliz com seu merecido sucesso.

Hernon Rosa Graduação / Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Excelente profissional, com muitas abordagens que vivenciamos em nosso cotidiano, quem puder adquirir as obrar literárias vão fazer uma ótima aquisição.

Irinaldo Figueiredo GRC Administrador

Mestre, amigo e um guru para muitos de nós, seu livro é leitura de cabeceira e cada evento uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal. Certamente nos encontraremos neste webinar.

Irineu Tachinardi Rocha Diretor Comercial | Diretor de Serviços | Desenvolvimento de Mercado de Venda de Software e Serviço em Empresas Globais

Ótima foi a experiencia que tive com a leitura do seu livro Adilson Souza, PhD!!! Uma leitura leve, de palavras fáceis, com uma dinâmica super interessante. Os exemplos e as histórias reais são envolventes. Parabéns pelo seu trabalho e que o sucesso continue te acompanhando!!! Grande abraço.

Ivete Teixeira Vespasiano Coordenador de operações na Cremme

Estou muito feliz pelo seu sucesso Adilson. Seu livro é de uma leveza e ao mesmo tempo de uma grandeza indescritível! Recomendo a todos aqueles que buscam crescimento! Um abraço, amigo! Continue iluminando pessoas por onde passa

Jacqueline Lima Psicóloga / Siemens

O ambiente corporativo pode se beneficiar de líderes que praticam os valores de justiça, respeito, confiança e ética.


Temos que nos conscientizar de que não há crime perfeito. Nossa sociedade está mais atenta aos maus comportamentos e à impunidade reinante antes no Brasil para os crimes de colarinho branco, como: corrupção, sonegação fiscal, entre outros; estão sendo provados e julgados de forma rápida. Hoje temos no Brasil um Ministério Público muito atuante e comandado por pessoas jovens e sérias. Acho que praticam os valores da espiritualidade.


O livro nos mostra que podemos mudar a situação dentro das corporações e na sociedade através de exemplos simples e de fácil aplicação. Somos responsáveis por mudar esta situação, mas precisamos melhorar nossos argumentos e agir mais dentro desses valores que são universais numa sociedade moderna onde são praticados.


Temos que agir conforme os valores apresentados no livro, nas corporações e na sociedade. Devemos buscar o que estas sociedades praticam e que pessoas muitas vezes comuns em nosso dia a dia nos mostram através de suas ações simples, mas nobres.


Vamos buscar sempre o que as pessoas têm de melhor, seus verdadeiros potenciais, onde jogam melhor e escalá-las, ouvir de coração as pessoas que nos procuram, ter qualidade em nossas relações e agirmos com justiça, confiança, respeito e ética. Esses valores de espiritualidade trazem benefícios extraordinários para nossas empresas, relações e sociedade.


Tudo que mencionei é abordado no livro de forma lúdica e didática.


Gosto de dizer à minha equipe quando alguma coisa fica muito simples e de fácil entendimento que até eu entendi. Então vai um conselho ao público: leia, pois tenho certeza que sua capacidade de liderar vai ser impactada muito positivamente e que várias dúvidas serão resolvidas de forma cabal.

João Carlos Vieira Gerente da Vale S/A

Conheço bem o Adilson, seus valores e competências. Há alguns anos o Coaching com ele foi um divisor de aguas na minha vida profissional e pessoal. Ler este livro – sem sombra de dúvidas, produto da maturidade do consultor e da persona – me deixou extremamente feliz porque coloca facilmente ao alcance de muito mais gente a resposta à questão vital da liderança: como conduzir verdadeiramente seus liderados à vitória e à auto realização e como alcançar os méritos reais para ser reeleito diariamente como líder.

Jorge Alvarez Presidente da e-construmarket

Caro Adilson. Einstein disse que a ciência sem a espiritualidade( religião) é estulta e a espiritualidade sem a ciência é falha. Seu livro traduz com precisão esta profecia. Continue sua primorosa contribuição para melhorar o aprendizado de muitos. Abração

José Antonio Fantin Professor Universitário na FGV e ESPM

Excelente oportunidade de aperfeiçoamento e entendimento do processo de liderança e as pessoas. Sou grato por ter tido o Prof Adilson como mentor no IPOG no curso de Gestão Comercial. Sem dúvidas uma equipe diferenciada.

Julio Cesar Barreto Gestor : Pessoas, Negócios, Vendas e Trade MKT

Parabéns!! Muito lindo ver pessoas como você compartilhando esse conhecimento e trazendo essa oportunidade com seu livro e a possibilidade de transformar novos líderes!

Kelly Sigemori Gestora em Desenvolvimento Humano - Vendas e Relacionamento na Iluminatta Escola de Transformação

Se me permite, gostaria de começar do final. Isto porque se existe algo que estou profundamente conectado é com a Gratidão. Como é maravilhoso praticar a gratidão.


Percebi uma característica louvável nessa obra, a de trazer por meio do Storytelling, uma conexão muito positiva com os textos… Ou seja, por meio de historias pessoais, de família e de trabalho, o Prof. Adilson, traz conceitos importantes para tratar a Liderança e Espiritualidade.


Vale ainda destacar, que a leveza com que construiu os textos, vai nos envolvendo de tal forma, que a clareza dos exemplos, vai gerando imediatamente conexões com o que fazemos.


Muito que se discutido no livro, em especial os Capítulos I e II, tem uma “pegada” forte de Liderança Positiva, uma vez que esta liderança só é possível em ambientes que tem muita confiança e respeito.


Parabéns ao Prof. Adilson, este livro com certeza deveria ser lido por todos os lideres, sejam aqueles em início de carreira, sejam aqueles que já tem uma significativa jornada, isto porque traz de forma sutil, clara e prática princípios poderosos de liderança no contexto do século XXI.

Leonardo Moraes Sócio Fundador do Instituto Goiano de Psicologia Positiva

Este livro descreve com muita sensibilidade, leveza e clareza os comportamentos que um líder deve apresentar para ir além da construção de uma equipe de alta performance. Através de vivências o Adilson apresenta orientações claras sobre como construir um legado, se realizar através do trabalho, viver uma vida significativa e realmente fazer a diferença no mundo.

Lorranny Sousa Diretora Comercial e Marketing no IPOG

Prof. Adilson, parabéns pelo tema e forma como inspira os leitores. Adilson é um excelente profissional, muito dedicado e ético. Saudade das suas aulas. Forte abraço!

Luciana Pavesi Psicologia / Gestao de Pessoas / Gestão do Clima Organizacional

Quando soube o título do livro que iria lançar, tive uma vontade imensa de lê-lo.


Pensei, vou ser a primeira pessoa a comprar o livro, tamanho o fascínio que o título já me despertou. Quando fui agraciada pela oportunidade de ler o seu livro, mesmo antes de publicá-lo, pensei: isso é o que dizem do Universo conspirar a favor!


Não me surpreendi, pois já sabia que iria me deliciar com o conteúdo!


Mas surpreendentemente, o resultado foi muito maior do que eu imaginava.


Cada parágrafo fazia eu pensar. Como sou como líder, empresária, como indivíduo e comigo mesma?


Qual o significado do meu trabalho e qual o impacto nas pessoas ao meu redor?


Senti que o meu entusiasmo foi crescendo a cada página. E melhor, contribuiu para repensar e criar novas estratégias para ser uma líder melhor.


Parabéns Adilson, por conseguir despertar em suas palavras a motivação para sermos melhores como líderes, profissionais e indivíduos. Por colocar vida e emoção em suas palavras!


Mostra como usar a espiritualidade nas ações diárias, ganhar e despertar a consciência Divina que há em cada um de nós, sem qualquer menção à religião. A sua obra deve ser lida por todos que querem melhorar como ser humano.


Desejo que seu livro seja um sucesso, que milhares e milhares de pessoas possam ter acesso à essa obra maravilhosa.


Com certeza, a sua contribuição é notável e imensa para um mundo melhor.

Lucila B. Nedelciu Owner, Raidho Tour Operator

Uma referência em gestão, a obra do professor Adilson é ainda mais importante em um tempo de tantas transformações em nossa sociedade.

Luís Antônio Marcon Garmendia Chefe de Gabinete na Prefeitura Municipal de São Carlos

Bom dia a todos! Eu quero deixar registrado a minha admiração por este profissional fantástico que é o prof. Adilson Souza. Ele foi minha inspiração para mudar a minha carreira e transformar a minha vida. Hoje sou muito feliz atuando na docência. O Meu coração é só gratidão. E o seu livro é inspirador. Muitas reflexões sobre liderança. Indico a leitura. Eu só tenho que agradecer.

Márcia Molina Professora de graduação e pós-graduação na Unipaulistana e Fac. Pentágono. Monitora de educação profissional no SENAC

Adilson nos convidou para um olhar diferenciado para a liderança com foco no impacto dos valores e princípios do líder sobre seu legado, trazendo em seu livro, situações pessoais e cotidianas o que torna sua leitura intimista e de fácil associação. Hoje, o cenário de pandemia e de “Novo normal” nos mostra como esse caminho de valorização do humano é mesmo sem volta!

Marcia Paoliello Consultora Organizacional, Coach Executiva e Professora de MBA

Fantástico Prof. Adilson. Tive o prazer de participar numa Live maravilhosa consigo e que ajudou com certeza a refletir sobre o quão importante é mantermo-nos otimistas em tempos incertos. Só assim buscamos soluções duradouras e ultrapassamos os obstáculos.

Marco Pimentel Manager - People & Social Performance | Public Speaker | Board Member - DCH Africa

Vou estar “presente”! Um imenso prazer poder ouvir alguém que se procurar transformar e renovar em prol da liderança e da espiritualidade. A forma como ambas se conjugam e podem alterar o perfil dos que gerem negócios e pessoas. Inspirador e motivador.

Maria João Escrevente HR Director

Adilson é um ser humano incrível, com uma visão de mundo diferenciada. É um profissional de excelência, altamente capacitado e seu trajeto profissional, inspirador! A leitura do seu livro é leve e prazerosa e nos leva a reflexões profundas sobre o tipo de líder que desejamos ser! É sempre um prazer enorme ouvi-lo e aprender com ele!

Mariana F. M. Novais Global Regulatory Affairs CMC Manager at CSL Behring

O Prof. Adilson Souza, PhD tem os melhores conteúdos a nos oferecer sobre Espiritualidade. Seu livro é instrumento fundamental para quem pretende aprofundar sobre o valioso tema. Nossos votos de pleno êxito em sua jornada.

Mauricio Sálvia Coordenador de Pós-graduação MBA. Team Leader App: TCC - Fácil; Economista; Prof. Me.

Tive oportunidade de conhecer o Prof. Adilson em uma live que fizemos juntos no qual ele me convidou e me senti muito especial por ter estado com ele, um profissional que faz toda a diferença não só por seu grande conhecimento e experiência, mas pela humildade e seu olhar humanizado do outro mesmo nos contextos organizacionais. Isso faz toda a diferença. Altamente recomendo! Um grande abraço Adilson e muito obrigada!

Mayra Kurade Psychologist, Consultant

Sucesso garantido! Abraços

Miguel Noronha Feyo Palestrante, Escritor, Consultor e Professor

Adilson, parabéns! Te acompanho há mais de 20 anos e sei da seriedade e efetividade do seu trabalho. Recomendo a todos! Um super beijo!

Pá Falcão Consultora Organizacional - Game Designer - Jogos Cooperativos - Escritora - Palestrante - Soluções Inteligentes - Mudar o Mundo!

Já inscrita e com livro comprado!

Patrícia Samara Silva Consultora comercial de RH na Paybe

Lendo o livro do meu amigo Adilson, me identifiquei com várias das histórias, mas principalmente com cada um dos princípios que ele apresenta. Eu realmente acredito em todos eles. O Brasil está carente de bons líderes. Em todas as esferas da sociedade. E acredito que podemos nos tornar melhores líderes e pessoas se tivermos a humildade para aprender. O Adilson ajuda líderes há muitos anos e tem um vasto conhecimento e formação focado em pessoas. É sempre um prazer conversar e aprender com ele. Tenho certeza que todos os princípios que estão ali são fruto de muita reflexão e muita experiência prática lidando com gente de ponta. Aproveitem esta oportunidade para tornarem-se líderes melhores!

Pedro Waengertner Co-fundador da ACE Aceleratech, Empreendedor, Investidor, educador e profissional de Marketing

Que delícia ler esse livro.


Puro deleite! Uma leitura agradável e fácil, que ensina e entretém, que distrai e acrescenta. Informações, dados interessantes, citações importantes, questionamentos e muitas histórias, que despertam a nossa atenção, nos fazem refletir e nos preenchem a mente e o coração. Leitura que faz bem ao corpo, ao intelecto, e à alma! Razão e emoção, na medida certa!

Profa. Dra. Leny Kyrillos Fonoaudióloga, consultora em comunicação, palestrante, escritora e comentarista na Rádio CBN

Adorei a bateria de perguntas em cada capitulo que levam a reflexões profundas sobre até que ponto somos e realmente queremos ser agentes da nossa própria mudança.


Incrível como não se fala em Espiritualidade no mundo corporativo. Creio que essa é uma ferramenta de evolução e transformação de vidas, de empresas, do mundo.


Espiritualmente uma empresa não existe com uma “razão social” e sim com uma “razão para existir”. Essa expressão me remete as startups que estão nascendo com uma velocidade incrível. Vemos empreendedores com uma fé inabalável em seus propósitos que os levam a concretizar seus sonhos com afinco.


Sou uma profissional da área financeira que se diverte com auditoria e controladoria e entro em estado de flow com treinamentos comportamentais.


Gratidão nos conecta a prosperidade em todos os sentidos. Amplia a nossa voz ao Universo. Agradeço imensamente a você ser o artista dessa obra que me trouxe tantos insights e me fez vibrar, pulsar mais forte. Me sinto empoderada para um novo trabalho e desafio profissional. Agradeço pela forma com que compartilho o seu melhor.


Ter a consciência que Liderança e Espiritualidade caminham juntas me faz ser um novo “Eu”, renovada e ainda mais consciente do meu papel de mudança.

Rosa Oliveira Diretora de Controladoria

O prof Adilson Souza, PhD é meu mentor e seu livro contextualiza muitas de suas lições. Os valores nele abordados são ativos importantes para todos os profissionais e inerentes às boas práticas no trabalho, mas nem sempre fala-se sobre eles. “Liderança e Espiritualidade “ conceitua, discute, aprofunda, exemplifica e interpreta, gerando no leitor a autoanálise e questionamentos que auxiliam na busca de caminhos mais felizes dentro das corporações. Só tenho a agradecer e desejar ao professor muita saúde e sucesso!

Rosana Faber Jornalista, Locutora, Narradora e Gestora de Pessoas. Mestra em Inovação da Comunicação de Interesse Público

O livro traz uma abordagem essencial de gestão de “gente que faz a diferença” para qualquer negócio e, como desenvolver uma liderança humanizada para a prática de novos hábitos tão desejados pelo mundo corporativo.

Rosangela Maldonado Carvalho Executive / Manager / Head / Consultant - Human Resources, Development Organizacional, Agile Transformation and Change Management

Adilson é um profissional inspirador, sempre muito determinado desde sua infância, conquistou seu espaço com muito estudo e dedicação. Recomendo a leitura de seu livro, pois, consegue traduzir o academicismo com uma abordagem leve através da “práxis de sua trajetória, aliando a teoria com a prática. O seu propósito é resgatar a humanidade e espiritualidade como um caminho para o bem estar, ou seja: a FELICIDADE!

Sérgio Pio Bernardes Professor Universitário | Unità Faculdade

Sinceramente não vejo que o ambiente corporativo seja o grande beneficiado e sim o próprio líder. Entendo que dificilmente um ou dois ou alguns líderes que praticam os valores da espiritualidade mudarão um ambiente por completo dependendo do tamanho da empresa, mas tenho certeza que eles podem influenciar bastante uma mudança de comportamento dos colaboradores a tal ponto que o efeito seja muito satisfatório, seja pela entrega dos resultados, seja pelo atendimento aos clientes internos e externos, mas principalmente pela referência que esse líder pode se tornar e com certeza criará novos sucessores com a mesma mentalidade.


A mudança é um comportamento de longo prazo quando falamos em ambientes maiores, mas pode ser de curto prazo se esse líder conseguir influenciar os colaboradores, pares e principalmente os que estão acima.


Adilson, eu gostei muito do primeiro capítulo que fala da Confiança. Sinceramente esse é o primeiro passo para você ser um líder de sucesso. As ações de um líder são postas à prova a todo o momento e se não houver um pensamento claro, coerente e com atitudes verdadeiras, dificilmente esse líder conseguirá o respeito e por consequência os resultados de longo prazo que tanto precisamos para uma carreira bem sucedida.

Silas Kasahaya Presidente do Clube Vida em Grupo São Paulo – CVG SP

O Adilson é muito inspirador tanto como pessoa e profissional. Um amigo muito querido. O seu trabalho, sempre pautado no ser humano e nos processos de transformação agrega muito e nos fortalece na crença e pratica do quanto o valor está nas pessoas e na importância da espiritualidade nos ambientes organizacionais. Muito importante o tema que você apresentará. Toda sua conquista é muito merecida. Um grande abraço!!

Sílvia Guberovic Professor, Consultor

Professor,  gostaria de cumprimentá-lo por suas aulas na Pós que sempre foram incríveis e por seu livro que adorei ler, que me fez refletir e acreditar o quanto é possível haver líderes espiritualizados, humanos , eficazes e quanto nós podemos crescer a cada dia. Também o parabenizo por suas lives nesta época tão única da pandemia. Muito Obrigada, professor, pelos ensinamentos e exemplos. Parabéns.

Stela Christine Padovez Suporte administrativo na Processo de transição de carreiras com suporte pela Lee Hecht Harrison

O Livro traz excelentes contribuições para profissionais de qualquer área. Trata-se de uma leitura muito agradável. O autor oferece talvez a mais importantes das contribuições: O questionamento.


Em cada umas das perguntas que o livro te faz, te convida a pensar e movimentar. Não se acomodar em uma leitura passiva. Do ponto de vista da psicologia, é “suspeito” dizer que perguntas são importantes, parece óbvio, mas de fato uma pergunta bem colocada, na hora certa e da forma certa tem o poder de trazer novas perspectivas e abrir caminhos. Em certos momentos da leitura pode-se sentir estar diante de um “Coach de bolso”!


O formato do livro tem uma construção lógica porem pode perfeitamente ser lido em outra ordem ou fazer sentido por si só em cada um dos seus capítulos. As agradáveis histórias e exemplos contados pelo autor trazem duas dimensões importantes: a da auto identificação com situações parecidas e também a possibilidade de nutrição com um conteúdo autentico.


Pode-se destacar como especialmente interessante o capítulo sobre justiça. Talvez pelo momento do pais e também porque tange questões polêmicas. Como o autor coloca, ao se fazer um paralelo entre justiça e lei, não há tanta margem para discussão, porém, nem sempre a questão justiça pode ser medida ou não com esse viés e há margem para interpretações. Ao pensarmos na realidade da Alemanha, pode-se perceber uma clara diferença na forma de atuar e trabalhar com o Brasil. Evidentemente o sistema, o governo e especialmente o fato de que as regras se fazem cumprir, faz com que na Alemanha a relação das pessoas com o conceito de justiça seja diferente daquela do Brasil. Trata-se porem de algo que vai além disso. As pessoas aprendem desde de pequenas que podem e devem ir atrás de seus direitos. Não têm medo de reclamar ou cobrar algo quando veem algo errado ou que julgam não ser justo. Isso tem grande impacto no ambiente de trabalho e nas relações entre colegas, gestores e as diferentes esferas que permeiam o mundo corporativo.


Pensando em Recursos Humanos, o capítulo sobre justiça é novamente de grande interesse e produz valiosas reflexões visto que profissionais nesta área muitas vezes se encontram em situações complicadas por estar em meio a uma arena de interesses conflitantes. Ao ler o livro, ponderar e ser capaz de afirmar ser um profissional justo, ou melhor, ser visto como tal talvez seja uma das maiores conquistas que se pode alcançar nesta profissão.


Este livro certamente possibilita que líderes se apoiem e inspirem com a missão do autor em humanizar as relações profissionais e a de contribuir para que as pessoas alcancem o melhor de seus potenciais. Eh de extrema valia que os líderes não esqueçam em nenhum momento que suas atuações têm enorme responsabilidade e especialmente a chance que têm em suas mãos de fazer a diferença e influenciar, da melhor e generosa forma possível, outras pessoas ao seu redor.

Tânia Gamburgo Executiva de RH na Haver & Boecker OHG (Alemanha)

Fiz minha inscrição no curso on line. Muito ansiosa pelo aprendizado…Bjao

Tatiana Reuter Gerente Distrital na Torrent do Brasil Ltda

Um tema oportuno para estes tempos estranhos de pandemia com a maior referência no assunto quando se fala em Liderança. Quem tiver a oportunidade leia o livro! Lá vc terá uma visão muito honesta e muito delicada sobre as transformações do mundo e principalmente sobre como uma liderança inspiradora e capaz de transformar as organizações. Recomendo muito a participação no evento.

Valeria Guerra Consultora, Professora e Palestrante

Estamos passando por um processo nítido de quebra de paradigmas. A sociedade está mais aceptivel aos valores humanos, mais espiritualizada. E o professor Adilson com sua mente aberta e positividade vem agregar e solidificar conceito que a muito estavam no anonimato.

Vanuza Alcântara Lem Lemos Professora na Prefeitura Municipal de Itumbiara

Na minha opinião, líderes espiritualizados desenvolvem dentro da organização alguns valores de suma importância para qualidade do ambiente empresarial; poderia citar inúmeros valores importantes, portanto citarei os que julgo serem prioritários, tais como respeito, compreensão e tolerância, uma vez que o líder os pratica para com sua equipe os mesmos tornam-se viral dentro da organização resultando em um ambiente saudável e refletindo em bons resultados. Exercer a liderança espiritualizada requer um treino diário, uma atenção redobrada, porem vale a pena, porque os resultados são notáveis.


Este livro tornou-se para mim um manual do bom líder, “a Bíblia” da liderança com sucesso.


Esta obra provocou em mim a vontade de me tornar uma líder melhor, não só provocou a vontade como me impulsionou a me tornar uma líder melhor. Quero dizer atitudes pautadas no conhecimento.


O líder representa muito mais do que imagina para equipe/organização, ele não é somente quem está acima, ou quem decide, ele é o exemplo, o apoio, o guia de sua equipe, o líder deve estar próximo de cada um de seus liderados, entender cada um, é ter os olhos abertos para conhecer não só o profissional mas também a pessoa que está ali, o líder deve saber o momento de falar e calar, de ouvir, de observar e acima de tudo de abraçar a equipe e fazer parte dela e não de colocar-se acima dela.


Sempre acreditei na liderança espiritualizada, embora não sabia que era este o título para tal, porém hoje para mim é muito claro que os valores devem sempre estarem claros para todos que fazem parte da empresa e que eu, enquanto líder, devo ser o “Porto Seguro” da minha equipe.

Weruska Rossatto Moreira Diretora Comercial da Bee Cool Brindes